quarta-feira, 20 de agosto de 2008

dão valor a escritores?

Estava eu a ler em um blog de um escritor, que tanto adoro, Santiago Nazarian, e me fez pensar sobremuitas coisas.
Será que escritor é valorizado? hummm, deixa eu pensar... Nao! Com certeza não.
me recordo de uma vez estava eu em São Paulo, Avenida Paulista, e tinha um cara vendendo seu livro, o projeto dele, impresso em folhas de oficio, era de fotografias e poesia, dei uma rápida olhada e notei que o trabalho era bom, comprei, apenas R$ 5,oo. Meu Deus, isso bate direito com o que li no blog do escritor: Escritor mendinga. é incrivel como escritor tem que mendingar atenção das pessoas, tem que se submeter ao rediculo, vender seus livros no meio da rua como se fosse um vendeedor de frutas ou apenas de jornais.
Quero, sou um escritor, mas eu sei que a jornada não é fácil, aí eu me pergunto: Quantos milhares de escritores bons devem haver por aí? Muuuuitos, mas eles talvez nunca tiveram oportunidade de se lançarem... Será que serei um desses,não to dizendo que sou um bom escritor, tenho que melhorar muito, mas quando estiver melhor, será dificil ou não.
Enfim, eu só queria que as pessoas deem mais credito a quem escreve, a literatura, aomundo das palavras que encanta e te leva a outros niveis mentais de existencia.
Eu amo os livros, tenta amá-los também.

4 comentários:

Willian Guimarães disse...

Pois é, meu caro amigo, esse é um problema que me incomoda.
Como você, eu também pretendo ser escritor (ou apenas ter o interesse já se pode dizer parte da coisa?). O problema é que como muitos mercados de trabalho (afinal não deixa de ser um) está super saturado e inflado. Como o Brasil é um país que praticamente se volta a cultura lixo ou ao que os EUA vomitam para o mundo, não sobra espaço ou "tempo" pras pessoas lerem livros. Quem paga com isso é escritor que vira mesmo, como vc disse ali, um mendingo implorando pras pessoas comprarem o que produzem, como se o dom da escrita se achasse no lixo, como se uma bunda siliconada valesse mais do que qualquer produção literaria
Por isso que o Brasil é uma merda.
Simplesmente

Unknown disse...

Então fê, é uma pena né? Mas nos dias de hoje está sendo assim mesmo.. realmente uma lastimável cena essa que você presenciou.

Unknown disse...

Eu concordo com o que escreveste, realmente a vida de escritor é difícil, muitas pessoas não valorizam a literatura, mas espero que isso não seja um motivo pra que vc desista de seguir essa carreira tão linda
Bjo Dani

Gabi disse...

Claro que es un camino difícil, hay demasiados escritores intentando hacerse un hueco. Pero no te preocupes tanto, mientras haya gente como tú, que sepa valorar un buen libro aunque se encuentre en la calle sobre una manta gastada y aun asi lo compre, habrá esperanza en que algún día se nos valore.
Espero que entiendas lo que escribo, reconozco que a mi me ha costado un poco entenderte, pero visitare tu blog para ir entendiendo mejor.
Felicidades por tu blog.