quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Quem é Neil Gaiman?


Neil Gaiman nasceu em Portchester, 10 de novembro de 1960, é um autor de romances e inglês. Vive em Minneapolis, Estados Unidos da América com a sua mulher, Mary McGrath, e seus três filhos. Em 1991, Gaiman publicou os Livros da Magia, uma mini-série em quatro partes que relata uma excursão às partes mágicas e mitológicas do Universo DC. Gaiman recebeu um prémio do Fantasy World Award em 1991 pela revista Sandman, uma obra grandiosa em quadrinhos de primeirissima qualidade.


Em 2005 publicou um novo romance, chamado Anansi Boys lançado em 2006 no Brasil com o nome de "Os Filhos de Anansi". Anansi é um daqueles deuses muito curiosos. Um deus dos panteões animistas da áfrica ocidental, Anansi é o deus-aranha, e fiel à sua natureza, tece. As suas teias são as histórias que formam o tecido da realidade, o tecido dos sonhos. Anansi é um daqueles deuses voláteis em quem não se pode confiar. Volúvel, Anansi toca-nos e o seu toque pode ser benéfico ou prejudicial. Muitas vezes assistimos às histórias de Anansi e ficamos com a sensação de que ele está apenas a brincar conosco, manipulando-nos a seu prazer sem qualquer outra intenção do que o mais puro divertimento. Como diz Neil Gaiman, há muitas histórias sobre Anansi. Algumas, Anansi vence, noutras nem por isso. Mas todas as histórias no fim acabam por ser histórias de Anansi.


Este foi um dos melhores livros que acabei de ler ultimamente, um livro poético, romantico no sentido literal da palavra, aventureiro, fascinante. Gaiman consegue transpor, às palavras, todo o ambiente dos cenários retratados pela história. Você acaba o livro tendo a impressão que acabou de assistir a um filme.

Uma das coisas mais impressionantes do livro, Filhos de Anansi, é como a história é ambientada, no principio tudo foi cantado e as coisas surgiram, o mundo as árvores, tudo... Algo, muito me chamou a atenção, em uma passagem do livro quando diz que cada ser tem sua prórpia música, não de um compositor ou de alguma banda, mas a musica da alma, e você, somente você sabe que a tem, e você a reconhece naqueles momentos que anda pelas ruas e faz hum hum hum e canta algo que é de si, ou sibila cançoes que sairam de dentro de si, estas são as suas musicas.
Isso é lindo.


Então, se gostaram do que falei sobre o livro, leiam. Pensem que lindo é você ter a sua propria música, preste atençao nos sons que você sibilia, se você descubrir que tem uma musica só sua, me diga. Viva a sua própria música. Eu já descubri a minha!

Um comentário:

Sikora disse...

Só tenho uma coisa para dizer:

EXCELENTE LIVRO. Li ele acho que ano passado ou em 2006. Não recordo com exatidão, mas falar bem de Neil Gaiman é chover no molhado. Vou restringir então meu comentário a te indicar apenas o livro: Deuses Americanos, do NG tb. Lê e depois me diz o que tu achou.

Abração meu velho e passa lá no meu uma hora dessas.