quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O triste caminho para editar um livro.

Editar um livro? A corrida massante para ter um escrito seu publicado pode ser comparado a ganhar na mega sena, só um pouco pior, porque você não fica rico, mesmo conseguindo.

uando se escreve um livro, você já tem meio caminho andado, mas é necessário uma revisão ortográfica, é necessario, ás vezes, contratar um editor. Isso exige dinheiro, se você tem, tranquilo, caso contrário tudo fica pior. Mas este é o menor dos problemas. Você precisa encontrar as editoras que editem o tipo especifico de seu livro, o gênero adequado. Aí vai gastar um certo tempo em livrarias a procura das editoras que publiquem livros de acordo com o seu.

Depois disso, com seu escrito já impresso, e com uma carta de apresentação bem clara e especifica, você deve enviar para as editoras que encontrou.

Então seus problemas começam, pois pode demorar muito tempo para algum editor te responder, e se responder você pode ainda levar um singelo NÃO na cara.

Editar um livro por uma editora comercial é um sonho, mas bem dificil, caso você não tenha contatos interessantes. Mas, mesmo você conseguindo um contrato com uma editora comercial, seu ´sonho pode não ser tudo auqilo que você queria. Quando se tem um contrato não espere rios de dinehiro, porque você receberá apenas 10% da venda, ou seja se a capa custa R$ 20,00 você receberá R$ 2,00 por livro, apenas. E sabendo como nossa cultura não é formada em base de leitores, você pode se decepcionar muito.

Não é justo? O que é justo nesse mundo, nesse país? Você, então, demora messes, talvez anos trabalhando em cima de um escrito que trata como um filho, e quando este é comercializado não paga nem um terço de seu árduo trabalho.

Lembro-me das palavras de um esritor que muito considero: Santiago Nazarian. Ele diz: "É um longo e rastejar caminho". E é verdade, até seu trabalho ser considerado pelos criticos como bom, e você ter um retorno interessante, pode demorar algum tempo.

Bem, é somente isso que tenho a dizer. Se pensa em escrever, isso é muito bom, nunca desanime, siga seu sonho, vá em frente, mas tenha em mente que isso é uma batalha e as perdas podem ser profundas.


5 comentários:

Figurinhas com Holograma disse...

Concordo plenamente com seu post. É um caminho massante e difícil. É engraçado ter achado por acaso seu blog, pq tenho pensado bastante sobre esse assunto.
Esse mês me 'revoltei' e exclui meu antigo blog. Muitas pessoas acharam que eu estava enlouquecendo e quizeram me obrigar a voltar lá.
Até que contei-lhes sobre meu sonho. E como estou realizando-o agora.
Um blog é um diário virtual, pq não um livro virtual?
Não vou dar esse gostinho para as editoras de acabarem com meu sonho.

jvk disse...

Hmmm...

Como eu li tudo no mesmo dia e to meio sem tempo, deixo pra comentar de forma decente outra hora.

(e livros virtuais não são nenhuma novidade. Esse pessoal que não conhece web 2.0 é foda!)

Evan The Scarlet Angel disse...

Pode ser dificil conseguir publicar um livro e a recompensa por isso pode não ser justa diante de seu trabhlo e de todo tempo que gastou naquilo,mas mesmo assim não se pode parar e desistir das coisas só porque elas são dificies.E depois de tudo que se passa para fazer e publicar seu livro,ver alguem falandod ele e comentando deve ser algo realmene prazeroso e isso que deve sempre motivar aqueles que querem publicar seus livros,o sentimento de que alguem,mesmo que você não saiba quem,gosta do que você faz.

Evan The Scarlet Angel disse...

Fico agradecida que tenha ido até meu blog e lido meu texto.Quanto a ele,eu pretendo continua-lo e ir colocando algumas partes no blog.

E tambem agradeço pelos conselhos,é sempre ouvir onde erramos para tentar arrumar esses erros e fazer algo melhor.

Evan The Scarlet Angel disse...

Acabei de postar mais uma parte da história e ficaria muito agradecida se pudesse ler e comentar.

http://evangelinescarletangel.blogspot.com/


Obrigada